Revista Galileu de dezembro de 2016 - Guia básico da Astronomia Amadora

Colaboração: Micena Furtado
No dia 20 de dezembro de 2016 completou 20 anos que o mundo perdeu um dos grandes nomes da Astronomia, Carl Sagan; porém, ele ficou imortalizado pela qualidade dos diversos projetos que desenvolveu durante sua vida.
Diante desta data marcante, a Revista Galileu lançou na edição de dezembro de 2016, como matéria de capa, um “Guia básico da Astronomia Amadora”; que se divide em três partes: 1) Sagan eterno - A matéria começa mostrando o caminho traçado por Sagan, inclusive com uma linha do tempo de sua vida, até a conclusão de importantes trabalhos, como a série Cosmos e o disco dourado lançado em 1977 nas duas sondas Voyager. Esta primeira parte conta ainda com entrevistas com os filhos Nick Sagan e Sasha Sagan; 2) Guia da Astronomia Amadora - na sequência, tem-se a relação de 20 importantes dicas para inserir-se no mundo amador da Astronomia, onde destacam-se sugestões sobre binóculos e telescópios e um kit básico de Astrofotografia. Na dica n°16 “Visite Observatórios & Planetários” tem-se uma relação com endereços, horários e valores de entrada nestes Centros, dentre os quais cita-se o Planetário móvel Maywaka, no Amapá; 3) Astrofotografia - O artigo é finalizado com o relato e dicas do astrofotógrafo brasileiro Kiko Fairbain, para aqueles que desejam aventurar-se por este mundo fascinante. Esta parte conta ainda com diversas astrofotografias feitas por Fairbain.
O Clube de Astronomia Mirzan indica a aquisição desta edição da Revista Galileu e leitura integral da matéria de capa, tanto para o enriquecimento dos conhecimentos da Astronomia e sua história quanto para relembrar a importante figura de Carl Sagan para a popularização da ciência.

This entry was posted on segunda-feira, 2 de janeiro de 2017 and is filed under ,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Deixe um Comentário

Tecnologia do Blogger.