Breve história do Mirzam

O Clube de Astronomia do Amapá Mirzam teve sua semente plantada em 2011, a partir da união de esforços entre a equipe do Planetário Móvel do Amapá Maywaka do Museu Sacaca e um grupo formado por alunos e professores do Colégio Santa Bartolomea Capitanio que iniciavam suas atividades em divulgação de Astronomia – o Clube da Vila.
Então com essa união de esforços, seguiram-se uma série de atividades como a “I Semana de Astronomia” do Colégio Santa Bartolomea Capitanio e diversas sessões de observação do céu noturno com telescópios em locais públicos de Macapá organizadas por um pequeno e dedicado grupo de pessoas: Arthur Teixeira Vianna, Cássio Renato dos Santos, Emanuel Thiago de Oliveira Sousa, Germán Javier Loo Li Neto, José Hewton Batista, José Nilson da Silva, Marceli dos Santos Silva e Victor Gomes Silva Monteiro. O grupo também sempre contou com o apoio de Elen Diana Coelho e José Raimundo Pastana.
Sempre houveram conversas dentro do grupo sobre a vontade que todos tinham de fundar um clube de Astronomia no Amapá. E foi assim que em 12 de fevereiro de 2013 foi fundado do Clube de Astronomia do Amapá Mirzam.
Mirzam é como é conhecida a estrela β Canis Majoris, a segunda estrela mais brilhante da constelação do Cão Maior. A escolha deste nome para o clube se deu pelo fato de Mirzam ser a estrela que representa o Amapá no desenho da bandeira do Brasil.
A foto abaixo é um registro feito no dia em que o estatuto do clube foi concluído, sacramentando sua fundação no dia 12 de fevereiro de 2013.
Da esquerda para a direita: Emanuel Thiago de Oliveira Sousa, Germán Javier Loo Li Neto, Arthur Teixeira Vianna, José Nilson da Silva, Cássio Renato dos Santos, Victor Gomes Silva Monteiro, José Hewton Batista.  

One Response to “Breve história do Mirzam”

Tecnologia do Blogger.