O Clube de Astronomia do Amapá Mirzam teve sua semente plantada em 2011, a partir da união de esforços entre a equipe do Planetário Móvel do Amapá Maywaka do Museu Sacaca e um grupo formado por alunos e professores do Colégio Santa Bartolomea Capitanio que iniciavam suas atividades em divulgação de Astronomia – o Clube da Vila.
Então com essa união de esforços, seguiram-se uma série de atividades como a “I Semana de Astronomia” do Colégio Santa Bartolomea Capitanio e diversas sessões de observação do céu noturno com telescópios em locais públicos de Macapá organizadas por um pequeno e dedicado grupo de pessoas: Arthur Teixeira Vianna, Cássio Renato dos Santos, Emanuel Thiago de Oliveira Sousa, Germán Javier Loo Li Neto, José Hewton Batista, José Nilson da Silva, Marceli dos Santos Silva e Victor Gomes Silva Monteiro. O grupo também sempre contou com o apoio de Elen Diana Coelho e José Raimundo Pastana.
Sempre houveram conversas dentro do grupo sobre a vontade que todos tinham de fundar um clube de Astronomia no Amapá. E foi assim que em 12 de fevereiro de 2013 foi fundado do Clube de Astronomia do Amapá Mirzam.
Mirzam é como é conhecida a estrela β Canis Majoris, a segunda estrela mais brilhante da constelação do Cão Maior. A escolha deste nome para o clube se deu pelo fato de Mirzam ser a estrela que representa o Amapá no desenho da bandeira do Brasil.
A foto abaixo é um registro feito no dia em que o estatuto do clube foi concluído, sacramentando sua fundação no dia 12 de fevereiro de 2013.
Parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluir