Chuva de Meteoros Lirídeas


Afinal, o que é a chuva de meteoros que poderá ser acompanhada este mês?

No espaço há uma enorme quantidade de fragmentos de rochas e metais, quando um deles entra na atmosfera terrestre o atrito com os gases presentes ali faz com que sejam incendiados, deixando um rastro luminoso no céu, que é chamado de meteoro ou, popularmente, “estrela cadente”. A maioria dos fragmentos tem poucos milímetros, por tanto se desintegra na nossa atmosfera.

Em determinados períodos do ano é possível observar uma quantidade maior de meteoros durante uma noite. Trata-se do evento astronômico chamado “Chuva de Meteoros”, que ocorre quando a Terra passa por uma região de sua órbita onde existe uma maior quantidade destes fragmentos, que foram deixados ali por algum cometa há muito tempo.

Durante o ano acontecem várias chuvas de meteoros e ao observamos uma delas, temos a impressão de que todos os meteoros parecem vir de um mesmo ponto do céu, chamado de “radiante”, que acaba nomeando as diversas chuvas. A chuva de meteoros Geminídeas, por exemplo, tem seu radiante na constelação de Gêmeos, ou seja, todos os meteoros parecem surgir desta constelação.

Uma chuva de meteoros dura vários dias, começando com uma frequência baixa de meteoros por hora. Essa frequência aumenta, e temos então o que é chamado de pico da chuva, após isso a quantidade de meteoros que pode ser vista vai diminuindo, chegando ao fim do evento.

Neste mês está acontecendo a chuva de meteoros chamada “Lírideas”, ou seja, seus meteoros parecem sair a partir da constelação da Lira. Esta chuva pode ser vista desde o dia 16 de abril, mas a maior quantidade de meteoros poderá ser observada nas noites dos dias 22 e 23, e chegará ao fim no próximo dia 25.

Para observar, basta estar em um lugar escuro, onde haja pouca influência de luzes urbanas. Isso porque a poluição luminosa prejudica o evento. O ideal é ir para terrenos ou sítios. Não é necessário nenhum tipo de equipamento, é necessário apenas encontrar a constelação da Lira.

Infelizmente a Lirídeas não tem uma grande quantidade de meteoros e a Lua praticamente cheia atrapalhará a observação. Mas se você quiser arriscar, basta olhar para o norte nos dias 22 e 23 a partir de 02:00.

A melhor chuva para acompanhar na nossa região é a Geminídeas, que ocorre em dezembro. Mas falaremos melhor sobre ela mais tarde.

Por Zewton Batista
Fontes:
http://www.imo.net/
http://www.observatorio.ufmg.br/dicas07.htm

This entry was posted on quarta-feira, 20 de abril de 2016 and is filed under ,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Deixe um Comentário

Tecnologia do Blogger.