Dia 31 de janeiro não acorrerão Superlua, nem Lua de Sangue e a Lua não ficará azul

Por Cássio Renato Santos

Em 31 de janeiro de 2018 não haverá Superlua, nem Lua de Sangue, tampouco a Lua ficará azul!

Tenha cautela com estas informações que estão sendo divulgadas nos últimos dias em grandes portais de notícias, e páginas do Facebook. São informações inverídicas que não contribuem em nada para a divulgação e popularização da Astronomia e ainda ajudam a popularizar mitos que nada tem a ver com a mais antiga de todas as ciências.

De forma breve esclarecei alguns pontos:
"Superlua" (Fonte: Portal G1)
1. Superlua é um termo criado por astrólogos e se refere ao que os astrônomos chamam Lua Cheia de Perigeu. No entanto, o termo Superlua se popularizou na internet. Não é um fenômeno tão raro quanto se pensa e acontece quando a Lua, em fase cheia, se encontra no perigeu (ponto mais próximo da Terra em sua órbita). Não se trata de um fenômeno facilmente perceptível pelos olhos humanos, mas quando ocorre, o disco lunar visto na Terra pode ficar até 14% maior do que a média devido a esta máxima aproximação e até 30% mais iluminado do que o normal. Contudo, a Lua passará pelo perigeu no dia 30/01 e estará em fase cheia somente no dia 31/01. Portanto, não será uma Superlua, pois seria necessário que ambos eventos ocorressem no mesmo momento.

"Lua de Sangue" (Fonte: Site da Revista Superinteressante)
2. Lua de Sangue é outro nome que tem origem em mitos e crenças que se popularizou na internet e se refere ao tom avermelhado que a Lua adquire durante um eclipse lunar. Entretanto, o eclipse da Lua do dia 31/01 não será visível no Brasil e, desta forma, não veremos a Lua avermelhada em nosso céu.

"Lua Azul" (Fonte: Blog do Seridó)
3. Lua Azul é outro termo inútil que se popularizou. Primeiramente, é importante ressaltar que a Lua, em hipótese alguma, em condições atmosféricas normais, aparecerá azul. Quando ocorre mais de uma Lua Cheia em um mesmo mês, popularmente chamam a segunda fase cheia de Lua Azul. Isto ocorre porque o ciclo lunar tem aproximadamente 29 dias. Então não é raro que a mesma configuração entre Sol, Terra e Lua possa se repetir em um determinado mês.

Dessa forma, sugiro cautela ao ler notícias que divulguem “super fenômenos”. É sempre bom buscar informações em sites especializados ou consultar alguém que entenda do assunto. Desconfie sempre de matérias que começam com frases do tipo “NASA/cientistas confirma(m) [alguma coisa popular]...”.

Manter uma postura cética diante de afirmações e notícias de coisas extraordinárias nem sempre é fácil devido o encantamento natural provocam em nossos sentidos. Mas faz muito bem no combate a má divulgação científica.

This entry was posted on domingo, 7 de janeiro de 2018. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Deixe um Comentário

Tecnologia do Blogger.