Eclipse Solar de 21 de agosto

Por Cássio Renato Santos

No dia 21 de agosto ocorrerá um eclipse solar visível nos Estado Unidos, oeste da Europa, nordeste da Ásia, noroeste da África e grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico e Ártico. Porém, somente em algumas regiões dos Estados Unidos será possível ver o Sol completamente coberto pela Lua, um eclipse total.
A faixa escura destaca as regiões do Estados Unidos em que o eclipse será total.
Fonte: NASA
Nas outras regiões, como grande parte do Brasil (especialmente o norte e nordeste), a luz do Sol será bloqueada apenas parcialmente (eclipse solar parcial). Isto é, em algumas regiões dos Estados Unidos, a Lua irá bloquear a passagem de luz proveniente do Sol, fazendo o dia virar noite por um período de aproximadamente 2min enquanto que, no Brasil, a Lua irá bloquear a luz solar somente de forma parcial, dando ao Sol um aspecto de Lua Crescente quando visto durante o eclipse. Em outras partes do território estadunidense também será possível ver o eclipse solar parcial.
Progresso de um eclipse solar total.
Fonte: NASA
Um eclipse solar acontece quando a Lua se interpõem entre a Terra e o Sol de forma que este alinhamento esteja visível em uma região que é dia na Terra. Dessa forma, a Lua bloqueia a luz solar.
Devido a esta posição da Lua, uma sombra dela é projetada sobre a Terra. Esta sombra apresenta duas partes: a umbra (região escura) e penumbra (região parcialmente iluminada). Devido ao movimento de rotação de nosso planeta, a sombra “varre” algumas regiões de modo que quem está por onde passa a umbra, observa um eclipse solar total e quem está na região por onde passa a penumbra, observa um eclipse solar parcial.
Lua interposta entre a Terra e o Sol: destaque para a umbra e penumbra da sombra da Lua projetada na Terra.
Fonte: CNN/Judson Jones
A animação a seguir mostra a dinâmica do fenômeno observando o sistema Sol-Terra-Lua.
Fonte: NASA
Outro tipo de eclipse solar que pode acontecer é o eclipse anular (ou anelar). Que acontece em condições semelhantes com a do eclipse total, com a única diferença de que a Lua deve estar no ponto mais distante de sua órbita em torno da Terra. Dessa forma, no eclipse solar anular, a Lua bloqueia a região central do disco solar, mas um anel solar fica visível em torno dela mesma.
Tipos de eclipses solares: como o Sol e a Lua são vistos durante um eclipse solar parcial, anular e total.
Fonte: https://www.timeanddate.com
No Brasil, o eclipse do dia 21 será melhor observado nas regiões norte e nordeste (o norte do nordeste, mais especificamente). Quanto mais ao norte, melhor. Isto é, os macapaenses estão em posição privilegiada em relação aos outros brasileiros para observação deste eclipse.
Em Macapá, o eclipse parcial do Sol inicia às 16h9min e termina às 18h3min, sendo que o máximo do eclipse será às 17h9min, em horário local. A previsão é de que a Lua bloqueie aproximadamente 50% do disco solar.
Entre as capitais brasileiras, o eclipse não será visto em Vitória, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo.
A animação a seguir mostra as regiões onde o eclipse será visto. A sombra maior mostra onde o eclipse parcial poderá ser visto, e o ponto preto no centro da sombra mostra onde a totalidade do eclipse solar poderá ser vista. O horário destacado é a hora universal (UTC).
Animação mostra a trajetória do eclipse solar de 21 de agosto de 2017.
Todo eclipse, seja solar ou lunar, é um fenômeno que atrai bastante atenção, pois não é comum se repetir em períodos relativamente curtos de tempo. Portanto, programe-se com sua família e amigos para observar este belo eclipse do dia 21 de agosto. Lembre-se que Macapá está em posição privilegiada para este dia.
Simulação do eclipse solar de 21 de agosto de 2017 durante o máximo. A Lua bloqueia 50% do disco solar.
Fonte: https://www.timeanddate.com
O próximo eclipse solar visível em Macapá ocorrerá somente em outubro de 2023.

Tabela de eclipses solares visíveis em Macapá durante o século XXI
Fonte: NASA
Segurança para observação
Embora seja empolgante, é importante ter alguns cuidados para observar um eclipse solar, pois o contato dos olhos com raios solares pode provocar danos irreversíveis à visão. A seguir, veja algumas dicas para uma observação segura a seguir.
Não olhe diretamente para o Sol e nunca use os seguintes materiais como proteção ocular ao visualizar o Sol: telescópios, binóculos, câmeras sem filtros de Sol especiais, óculos de sol de qualquer tipo – mesmo que você use vários pares juntos, filme colorido, filme de radiografia médica, vidro defumado e disquetes.
Objetos que não devem ser usados para observar o eclipse.
Fonte: https://www.timeanddate.com
O método mais seguro é utilizar um projetor que permite que você visualize o Sol sem olhar diretamente para ele. É fácil de fazer um usando itens domésticos comuns, como uma peça sólida com um furo (papel cartão, compensado, etc.) ou um binóculo com a ocular apontada para um anteparo (nunca olhe diretamente na ocular com o binóculo apontado para o Sol).
Método de projeção para visualizar um eclipse solar.
Fonte: https://www.timeanddate.com
Se você preferir ver o Sol diretamente, use óculos de eclipse ou outro tipo de filtro solar aprovado. Rachaduras ou arranhões podem tornar os filtros inseguros para usar, então certifique-se sempre se eles estão intactos.
Instrumentos ópticos adequados para observação solar.
Fonte: https://www.timeanddate.com/eclipse/solar-eclipse.html
Atente para as dicas de segurança e aproveite o eclipse!

This entry was posted on quarta-feira, 2 de agosto de 2017. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Deixe um Comentário

Tecnologia do Blogger.