Como se formam as marés

 As marés dependem de diversos fatores, como perturbação gravitacional do Sol e da Lua, a própria fase da Lua, profundidade da costa e até mesmo o movimento de rotação da Terra. Mas de forma geral, o fator preponderante é a perturbação gravitacional da Lua. É importante ressaltar que o Sol também influencia as marés de forma significativa, porém em menor escala se comparada à influência da Lua.

A atração gravitacional exercida pela Lua sobre a Terra não é percebida nas partes sólidas como as massas continentais, por exemplo. Entretanto, nos oceanos e consequentemente mares e rios que são massas líquidas pode-se perceber facilmente o resultado dessa atração. As marés.
Influência da Lua nas marés aqui na Terra. (Créditos: http://astro.if.ufrgs.br)
Devido à fluidez das massas líquidas, estas sempre são atraídas para a face da Terra que se encontra voltada para a Lua, formando a maré alta nesta região. Todavia, devido o princípio de ação e reação (3ª Lei de Newton) e a própria fluidez das massas líquidas, forma-se outra maré alta na face da Terra que se encontra oposta à Lua. Dessa forma, naquelas regiões que se encontram formando um ângulo de aproximadamente 90° com a Lua formam-se as marés baixas.
O bojo maior forma-se por influencia da Lua. O menor por influencia do Sol
Contudo, devido ao movimento de rotação da Terra, após aproximadamente seis horas (6h 12m), a face que está voltada para a Lua terá se deslocado 90°. O resultado desse deslocamento é que onde havia maré alta, agora estará com maré baixa. Então cada maré acontece duas vezes a cada 24h e 48m. Logo temos praticamente duas marés altas e duas marés baixas de forma intercalada durante o dia.

Outro fator a ser considerado é o momento em que Terra, Lua e Sol encontram-se alinhados (conjunção). Quando isso ocorre, as atrações gravitacionais da Lua e do Sol somam-se, provocando marés altas maiores do que as que se formam quando os três corpos não estão alinhados. Estas são as marés de quadratura ou lançante, como são conhecidas pelos amapaenses.
Note a diferença entre os bojos de quando Terra, Lua e Sol estão alinhados e quando não estão.
Para saber mais, inclusive com tratamento matemático. Acesse: http://www.sc.ehu.es/sbweb/fisica/celeste/mareas/mareas.htm

A página está em espanhol, mas o texto é de fácil compreensão.

This entry was posted on quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016 and is filed under ,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Deixe um Comentário

Tecnologia do Blogger.