Perseidas 2016

A famosa chuva de estrelas das Perseidas tem sido observada ao longo dos últimos 2.000 anos, com a primeira descrição conhecida deste fenômeno registrada no extremo oriente no ano 36. Na Europa recém cristianizada, as Perseidas tornaram-se conhecidas como Lágrimas de São Lourenço.

A Perseidas ocorre todos os anos, quando a Terra passa pelos rastros de poeira deixados pelo cometa Swift-Tuttle. Essas pequenas partículas atingem a atmosfera da Terra e se tornam incandescentes devido ao atrito com o ar, criando os rastros brilhantes que são popularmente conhecidos como "estrelas cadentes". A maior parte dessas partículas atinge a nossa atmosfera a uma velocidade altíssima, de aproximadamente 59 quilômetros por segundo, e têm o tamanho entre um grão de areia e uma semente de maçã.

A esteira de detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle não é completamente uniforme,pois algumas regiões são mais ou menos densas do que outras, Nesse ano de 2016, a Terra passará por uma dessas regiões mais densas, e isso é o que fará o "outburst", segundo o especialista da NASA, Bill Cooke.

Mas como nem tudo é um mar de rosas, ou melhor, um céu escuro, a Lua estará na fase Cheia apenas 6 dias após o pico, o que significa que seu brilho no dia 12 de agosto poderá ofuscar boa parte desses meteoros. Considerando isso, talvez seja uma boa ideia começar nossas observações alguns dias antes, afinal a chuva já está acontecendo, porém com uma intensidade mais fraca.

O radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar) encontra-se na constelação de Perseus, daí a origem do nome. Essas constelação é melhor avistada do hemisfério norte. Isso não significa que essa chuva não pode ser observada do hemisfério sul, mas sim que quanto mais ao norte estiver o observador, mais meteoros poderão ser avistados, como é o caso privilegiado do Estado do Amapá. De qualquer forma, os meteoros da chuva Perseidas poderão surgir em todas as direções do céu.

Para melhor se localizar, aí vai uma imagem que ilustra a posição do céu em que você deve olhar para acompanhar melhor os meteoros, na imagem está como referência a cidade de São Paulo, mas é possível adaptar para nossa região:
Ahhh! Não é preciso de nenhum instrumento astronômico para observar a chuva, basta um céu limpo e longe da poluição luminosa da cidade!
Céus limpos!


Colaborou Sandro Figueiredo

This entry was posted on quinta-feira, 11 de agosto de 2016. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Deixe um Comentário

Tecnologia do Blogger.